Mundovino

Projeto Domaine des Sénons resgata vinhedos históricos

Iniciativa está ressuscitando vinhedos abandonados há cerca de cem anos na França

por Redação

[Colocar Alt]

O Domaine des Sénons, uma parceria entre o empresário local Frédéric Duponchel, o enólogo de Chablis Bernard Raveneau e o agrônomo Florian Ruscon, anunciou que está plantando os três primeiros hectares em SaintMartin-du-Tetre, como parte de um projeto mais amplo para trazer de volta vinhedos históricos que foram devastados pelo início da filoxera e oídio no século XIX.

O vinhedo incluirá dois hectares de Chardonnay e um de Pinot Noir nas parcelas de Les Vaux-Gaudins e Les HautsGlaciers, a 5 quilômetros de Sens. Este é o primeiro de uma série de novas plantações em três vilas da área de Sénons, SaintMartin-du-Tertre, Paron e Rosoy, que os três parceiros esperam aumentar gradualmente para cerca de 30 hectares.

Os vinhos serão certificados como Denominação de Origem Protegida de Yonne. A equipe está trabalhando no projeto há dois anos. “Sempre soube que havia videiras muito ativas aqui: a primeira volta à antiguidade, então há muitos textos que relatam um vinho de alta qualidade entre os séculos XVI e XVIII. Era mais comum no século XIX, mas a filoxera e a concorrência com os vinhedos do sul revelam que não houve produção durante um século”, disse Duponchel.

palavras chave

Notícias relacionadas