Defeitos do vinho

6 sinais que indicam se um vinho está com defeito

Como decifrar se um vinho está bom ou não para consumo

por Redação

Cheiro e sabor são alguns dos fatores que mostram a qualidade do vinho

O vinho está com cheiro estranho? O gosto está parecendo vinagre? A bebida está extremamente amarga? Estes podem ser algumas características que apontam se a qualidade do vinho está boa ou não. Separamos 6 sinais de alerta para você prestar atenção ao degustar e saber se o rótulo está estragado. Confira!

Leia mais:

Como escolher um bom vinho?

Como identificar um vinho estragado?

Qual a relação entre o TCA e o aroma de mofo nos vinhos?

Aroma e sabor avinagrado

Se você notar aromas e sabores que lembram vinagre, fique atento. Raramente isso será considerado uma qualidade do vinho. Tons de vinagre majoritariamente significam defeito e defeito grave.

Odor de ovo podre

Os aromas sulfurosos nunca são agradáveis. Em alguns casos, porém, eles podem significar apenas um problema “passageiro”, como em vinhos levemente reduzidos. Nesses casos, basta aerar a bebida e o odor ruim desaparece. Se não sumir, o problema é mais grave.

Sabor metalizado

O sabor metalizado pode ter algumas razões, entre elas a combinação de vinho tinto e peixe, o que apesar de não se tratar de um defeito do vinho, não é uma harmonização recomendada. Em alguns casos, esse sabor pode vir da Brett ou de outras leveduras deterioradas e, nesse caso, dependendo do nível, o vinho se torna pouco agradável. Ele pode ainda ser resultado da redução e, aqui, aeração pode ajudar a minimizar.

Odor e papelão molhado

Esse é o aroma típico e “inconfundível” de um vinho bouchonné, ou seja, contaminado com TCA, substância que torna a bebida intragável aromaticamente. Se sentir algo assim, jogue o vinho fora.

Odor de mofo

Mofo e bolor são aromas que também denotam um vinho “sem salvação”, provavelmente contaminado por TCA, ou seja, bouchonné.

Amargor em excesso

É verdade que cada um tem um limiar de sensações tanto no paladar quanto no olfato, mas se seu vinho estiver demasiadamente amargo (desagradável), isso pode ser um problema ligado à presença de bactérias.

Veja também:

+ Confira o guia prático do vinho

O restaurante pode cobrar a troca de um vinho com defeito?

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas