Colheita de uva

Antecipação de colheita no Brasil

Pesquisadores apontam como funcionam as datas de colheita no país

por Redação

ADEGA questionou os pesquisadores da Embrapa sobre as datas de colheita no Brasil e se era possível ver alguma tendência de antecipação, mas recebeu a resposta de que não há estudos sobre o tema. “Aqui no Brasil, os efeitos da mudança climática sobre as datas de colheita têm sido menos perceptíveis embora não tenhamos estudos específicos.

De fato, a produção de uvas para elaboração de vinhos está concentrada no sul do país, em regiões com diferentes condições térmicas e hídricas. Nas nossas condições, as safras são fortemente influenciadas pela variabilidade intra-anual, que corresponde ao efeito safra. Influencia muito nisso as condições de clima úmido (normalmente sem a presença de seca moderada a forte) que se faz presente em todas as regiões do sul do Brasil.

Leia também:

O processo da colheita de uva

A temperatura influencia na colheita da uva?

Datas de colheitas no mundo todo são antecipadas

Com isso, os níveis de maturação das uvas para vinificação em geral não são excessivos. Assim, os produtores normalmente buscam obter os melhores níveis de maturação e equilíbrio possíveis em cada safra, bastante influenciada pelas condições hídricas do ano e menos pelo fator térmico”, afirmou o pesquisador Jorge Tonietto.

Outro pesquisador da Embrapa, Celito Crivellaro Guerra, corroborou: “Não há qualquer tendência nesse sentido em nenhuma das regiões brasileiras, exceto o Vale do São Francisco. Isso se aplica mais às regiões de verões quentes e secos, cujas uvas maturam ao extremo, gerando vinhos super-maduros, alcoólicos e carecendo de frescor olfato-gustativo”.

Edegar Scortegagna, enólogo presidente da Associação Brasileiras de Enologia, também não vê esse fenômeno de antecipação da colheita ocorrendo no Brasil. “Levando em consideração desde as primeiras lembranças de minha infância, o início da safra não antecipou consideravelmente. E estou falando de, pelo menos, 30 safras. Falar em aquecimento global sem se ter um estudo mais aprofundado acredito que não seja a melhor alternativa, pois há outras coisas que podem influenciar antes do aquecimento global, dentre eles está o tipo do clone, que pode ser mais precoce, o portaenxerto e muitas outras variáveis que a cada dia a evolução vem nos mostrando. Então não podemos falar de efeitos positivos ou negativos com a colheita antecipada, porque, na média, a colheita não está antecipada”, afirma.

palavras chave

Notícias relacionadas