Mundovino

Morre o enólogo Jean-Bernard Delmas

Jean-Bernard Delmas era a alma de Haut-Brion

por Redação

Aos 83 anos, o enólogo Jean-Bernard Delmas faleceu. Ele foi gerente e diretor técnico do Château Haut-Brion entre 1961 e 2003. E também supervisionou os outros vinhos do Domaine Clarence Dillon, incluindo o La Mission Haut-Brion, quando foi adquirido pelo príncipe Robert de Luxemburgo em 1983. Ele ainda administrou o Château Montrose depois.

Leia mais:

Mundo do vinho perde importantes nomes

John Shafer, dono da Shafer Vineyards, faleceu aos 94 anos

Morre Ian Symington, um dos pioneiros da indústria do Vinho do Porto

Delmas sucedeu seu pai, Georges Delmas, como gerente e enólogo de Haut-Brion e, em seguida, deu lugar a seu filho, Jean-Philippe Delmas, que hoje é vice-diretor do Domaine Clarence Dillon. Delmas só se aposentou em 2011. “Minha família nunca conheceu o Château Haut-Brion sem a presença desse grande homem e extraordinário enólogo. Seu charme e humor marcaram todos os que tiveram a sorte de conhecê-lo. Sua curiosidade sem limites e espírito inovador elevaram as propriedades e nossos vinhos a novos patamares”, disse o príncipe Robert de Luxemburgo, presidente do Domaine Clarence Dillon. Hervé Berland, CEO do Château Montrose, disse:

“Jean-Bernard foi um grande companheiro, um grande amigo, um padrinho de Montrose e sentiremos muito a sua falta. Ele foi responsável por safras excepcionais como 2009 e 2010, assim como por muitas safras excepcionais em La Mission Haut-Brion e Haut-Brion”.

Nascido em 1935, Delmas ajudou na introdução de novos métodos em Bordeaux, principalmente por sua adoção de tanques de aço inoxidável. Ele também realizou um rigoroso programa de replantio nas vinhas de Haut-Brion, que começou na década de 1970 e envolveu testes de diferentes clones e outras variações de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, derivados da seleção massal de vinhas velhas na propriedade.

Veja também:

Barolo perde importantes ícones

+ Vinhos Haut-Brion avaliados pela ADEGA

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas