Castilla y León

Uma Espanha diferenciada: conheça o melhor vinho de Castilla y León

Castilla y León, no norte da Espanha, é uma região diferenciada. Venha conhecer o melhor vinho

Vinhedos em Ribera del Duero, zona de Castilla y León, na Espanha
Vinhedos em Ribera del Duero, zona de Castilla y León, na Espanha

por Sílvia Mascella

Para nós, brasileiros e apaixonados por vinhos, vale saber que os primeiros vinhos que chegaram ao Brasil vieram – quase com certeza – da região do Porto e do Douro. Aliás, o fidalgo português que plantou as primeiras videiras no Brasil era natural do Douro e sua família possuía vinhedos.

Mas para as nações que foram colônias da Espanha, os primeiros vinhos consumidos nelas (nos Estados Unidos, por exemplo) foram da região de Castilla y León, no noroeste do país, terra natal de Cristovão Colombo e de longa tradição vinhateira.

LEIA TAMBÉM: Restrições protetivas em vinhedos de Rioja

Essa zona, localizada ao norte de Madrid, em direção da Baia de Biscaia, tem enorme relevância histórica para o país, uma vez que o reino de León tem mais de mil anos. É nessa região que se situa também a universidade mais antiga do ocidente, a de Salamanca, que data do século 12, os aquedutos romanos de Segóvia, a Catedral Santa Maria e o túmulo de El Cid em Burgos entre outras tantas atrações históricas e turísticas.

A maior parte da região é um imenso planalto, com áreas limitadas por montanhas. As uvas tintas, como a Tempranillo, a Mencía e a Garnacha, predominam, mas as brancas, como a Verdejo, Viura e Airén escontram espaço em rótulos diferenciados, vários deles já de cultivo bio, que vem se estendendo no território nos últimos anos.

LEIA TAMBÉM: Vinhos brancos superam tintos e rosés em consumo na Espanha

A região extensa tem várias DOs, algumas delas pouco conhecidas no Brasil, como a de Ávila, Segóvia e Bierzo e as mais famosas, como a Ribera del Duero, Cigales e Rueda (esta com foco especial nos vinhos brancos). A lista abaixo traz os melhores vinhos dessa importante região degustados por ADEGA, entre brancos, tintos e até espumantes. É conhecer e degustar.

palavras chave

Notícias relacionadas