Ingestão do álcool pode aumentar o risco de tensão pré menstrual
por Redação
Um estudo realizado pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, analisou dados de 19 estudos relacionados à síndrome pré-menstrual (TPM) de oito países diferentes, envolvendo mais de 47 mil participantes, para observar as ocorrências de TPM entre mulheres que consumiram álcool.
Os pesquisadores descobriram que a ingestão de álcool estava associada a um aumento de 45% no risco de ter TPM, e que o consumo excessivo – categorizado neste estudo como uma dose ou mais por dia – gerou um aumento maior no risco, com 79%. É importante, porém, entender que este estudo indica correlação, não causa.
Leia mais:
+ Como o vinho faz você se sentir?
+ Idade e gênero afetam respostas emocionais ao vinho
Em outras palavras, não se sabe se o álcool realmente desempenha um papel em causar TPM, ou se as mulheres com TPM são apenas mais propensas a beber. O estudo explica que, embora haja evidências de que o consumo de álcool tenha algum tipo de correlação com a TPM, existem muitos outros fatores em jogo. “O álcool é apenas um dos fatores que podem aumentar o risco de TPM. Há muitos outros fatores. Estamos agora avaliando o papel do tabagismo e fatores psicológicos, como o estresse, na ocorrência de TPM”, disse Bahi Takkouche, um dos pesquisadores.
+lidas
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final
Uma das mais poderosas damas do vinho, Philippine de Rothschild morre aos 80 anos
Armand de Brignac lança maior garrafa de champanhe rosé do mundo
Qual é a temperatura de serviço ideal para cada tipo de vinho?
Maria Antonieta ou Madame Pompadour: de quem é o seio que moldou a taça para champagne?