Composto encontrado na bebida pode ajudar astronautas a se manterem saudáveis
por Redação
Os benefícios do consumo de vinho tinto e chocolate com maior presença de cacau são conhecidos há vários anos, mas um estudo recente da Cornell University e do Buck Institute, publicado na revista "Nature", mostrou que, mesmo no espaço, existem virtudes em ambos os alimentos.
O consumo de vinho pode permitir que os astronautas mantenham o corpo mais saudável durante missões espaciais longas, o que é especialmente importante durante longos períodos na Estação Espacial Internacional ou mesmo nas futuras viagens à Lua e a Marte.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
A pesquisa mostra que flavonóis presentes no vinho ajudam a lidar com o estresse físico das viagens espaciais e mantêm o sistema imunológico funcional. Esses compostos, amplamente elogiados por nutricionistas, são eficazes em auxiliar o corpo a lidar com os problemas criados pela microgravidade, revertendo até 70% das alterações genéticas responsáveis por problemas imunológicos no espaço.
Estudos conduzidos pelas principais agências espaciais, como a norte-americana NASA e a europeia ESA, mostram que a radiação cósmica e a microgravidade afetam o sistema imunológico e a pele quase imediatamente. Em missões de média duração podem ocorrer atrofia muscular, problemas ósseos, visão enfraquecida e formação de pedras nos rins.
Já em viagens longas, de mais de um ano, podem causar alterações nos cromossomos, mudanças genéticas, alterações no bioma intestinal e afetar de forma permanente o sistema reprodutivo, os hormônios, o sangue, o fígado e os rins dos astronautas.
LEIA TAMBÉM: Vinho tinto pode controlar função erétil do homem
O estudo utilizou aprendizado de máquina para identificar compostos químicos que possam tratar ou mesmo reverter esses problemas. A quercetina, um antioxidante presente no vinho tinto e no chocolate amargo, revelou-se particularmente eficaz. Daniel Winer, autor do estudo, afirmou ao jornal "The Telegraph" que, devido aos benefícios observados com a quercetina, outros flavonóis também podem ser benéficos. No entanto, novos estudos são necessários.
"O vinho tinto e o chocolate amargo contêm vários flavonóis, incluindo a quercetina, e podem beneficiar a função imunológica no espaço", afirmou Winer. Além do vinho tinto e chocolate amargo, alimentos como cebola, couve, uva, alcaparras e frutas vermelhas também são ricos em flavonóis.
Clos Mogador, Priorato, Espanha
Mistral
Clos Mogador, Priorato, Espanha
Mistral
Diego Magaña Wines, Bierzo, Espanha
World Wine
Quinta da Pellada, Dão, Portugal
Mistral
Antinori, Toscana, Itália
Berkmann Wine Cellars
R$ 1900,00
Marqués de Murrieta, Rioja, Espanha
World Wine
Quinta da Pellada, Dão, Portugal
Mistral
Fattoria Le Pupille, Toscana, Itália
World Wine
Quinta do Crasto, Douro, Portugal
Qualimpor
R$ 3099,00
+lidas
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final
Qual é a temperatura de serviço ideal para cada tipo de vinho?
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Maria Antonieta ou Madame Pompadour: de quem é o seio que moldou a taça para champagne?
O que significa a sigla GSM?