Encontro

Como escolher vinho para um encontro romântico?

Vai para um encontro? Quer impressionar? Saiba quais vinhos mais fazem sucesso a dois

por Arnaldo Grizzo

Para um momento a dois, não há quem resista às sensuais borbulhas dos espumantes, mas há outras boas opções para encantar sua parceira

Há quem só abra vinhos em ocasiões especiais. Para outros, contudo, o vinho torna especial uma ocasião. Ou seja, de uma maneira ou de outra, essa é uma bebida que marca um momento na vida das pessoas. Então, nada melhor do que optar por uma garrafa de vinho na hora impressionar alguém que você quer conquistar, porém, para isso, é bom ficar atento para não cometer gafes e escolher algo adequado.

Reservar uma mesa em um restaurante chique, pedir um prato requintado e acompanhar com um refrigerante desanima qualquer um, do garçom, ao chefe de cozinha até o sua companheira. Nessas horas, acredite, o vinho é obrigatório. As mulheres, mesmo as que pouco bebem, podem não admitir, mas se derretem quando o homem pede um vinho. É um sinal de educação e refinamento. O mesmo se passa na cabeça dos homens em relação às mulheres que apreciam a bebida de Baco. Então, se você opta por um vinho, já está ganhando pontos, está impressionando.

Leia mais:

Como escolher um bom vinho?

Qual vinho escolher para um primeiro encontro?

Quais e quantos vinhos comprar para um casamento?

No entanto, toda essa pompa pode ser colocada a perder se você se atrapalhar na escolha ou mesmo na hora em que o sommelier faz o serviço do vinho. Sobre a escolha, há vários fatores a considerar, desde o gosto de sua parceira até a possível harmonização com o que irão comer. Sobre o serviço, é bom entender a etiqueta no restaurante, que é bem simples.

Resumidamente: você chama o sommelier, escolher o vinho, ele traz a garrafa, mostra-lhe o rótulo, você confirma o pedido, ele tira a rolha e a coloca sobre a sua mesa, serve um pouco em sua taça, você prova, acena afirmativamente com a cabeça (se o vinho estiver bom – se estiver ruim, questione e peça a opinião do sommelier), preenche a taça de sua companheira e depois completa a sua. Simples mesmo.

[Colocar Alt]

Escolher um vinho para um encontro faz com que sua parceira se sinta especial e prestigiada. O vinho transmite um ar de requinte e sofisticação

Outra dica para quando estiver no restaurante: pega mal pedir o vinho mais barato da carta, especialmente quando se está acompanhado. Isso dá a impressão de mesquinharia, ou então, extrapolando, sua companhia pode achar que você não a está valorizando. No mais, na dúvida, sempre peça auxílio ao sommelier.

Fato é que escolher um vinho para ir a um encontro com alguém já faz com que a pessoa se sinta especial, prestigiada. Isso demonstra que você pensou nela. Então, faça uma seleção criteriosa, estude um pouco da história do produtor e do rótulo, todos se impressionam com quem entende do que está falando, seja sobre vinho, seja sobre a crise econômica internacional.

Vinhos de sucesso

Há um mito de que as mulheres não entendem nada de vinho e que, quando apreciam a bebida, só gostam de vinhos não tânicos ou “docinhos”. É bem verdade que isso pode acontecer, mas, o gosto por doce em detrimento do amargo independe de gênero. No entanto, uma pesquisa conduzida com mais de 10 mil mulheres mundo afora apontou que elas, assim como os homens, também preferem vinho tinto. Ou seja, não se acanhe em escolher um para seu encontro.

Há quem diga que perguntar não ofende, então, veja se a moça tem preferência por algum vinho. Talvez ela, assim como você, goste de um Cabernet Sauvignon. Porém, se estiver na dúvida, e achar que ela pode preferir algo mais sutil. Os tintos pesados, como os Cabernet chilenos amadeirados, ou os Tannat uruguaios, vão ser ótimos ao lado de refeições lautas, mas nem sempre para acompanhar uma conversa. No fim, também não é legal ficar com língua e dentes roxos.

Em um encontro, no fundo, você quer se deleitar com sua companhia. Assim, provavelmente vai querer pratos mais frugais e vinhos mais leves – daí a opção por espumantes, brancos e rosés em detrimento dos tintos, quase sempre mais pesados. Contudo, há espaço, sim, para tintos “mais elegantes”.

Uma boa escolha são os Pinot Noir, que costumam ter sabores sutis e menos tanino. Nesse quesito, os borgonheses são hors concours e deixam qualquer um de queixo caído, porém, vale optar por norteamericanos, chilenos ou argentinos. Um programa simpático é comprar um Pinot e convidar sua namorada para assistir o filme “Sideways – entre umas e outras”, em que essa uva é exaltada.

Outras boas opções para desfrutar a dois, quando se trata de tintos, são os Tempranillo (assunto de uma matéria especial nesta edição), que costumeiramente não possuem tanta potência e agradam por sua acidez e frutas mais contidas, mas que também podem acompanhar pratos mais elaborados. Da Espanha ainda pode-se escolher um Mencía, mais difícil de achar no mercado, mas bastante sutil e agradável, no estilo dos Pinots. E não se esqueça dos Merlot, também mais delicados.

Se você, mulher, ficou a cargo da escolha do vinho e quer satisfazer o namorado que adora bebidas suntuosas, experimente um Primitivo (ou Zinfandel). São vinhos que tendem a ter estrutura consistente, todavia com um final adocicado que agrada muitos paladares. Outra sugestão são os Touriga Nacional, cujos aromas florais (de violeta) são encantadores.

Borbulhas de amor

Se estiver na dúvida, uma boa maneira de finalizar um encontro é com um vinho de sobremesa

Para não errar mesmo, talvez a melhor alternativa sejam os espumantes. Já dizia a amante de Luís XV, Madame de Pompadour: “Champanhe é o único vinho que deixa a mulher bonita após bebêlo”. A efervescência das borbulhas subindo pela taça é hipnotizante e não há quem resista. E, para facilitar ainda mais a vida dos enamorados, são inúmeras as opções, desde os secos (Brut ou Nature) até os meio doces (DemiSec), chegando nos Moscatéis, que satisfazem o gosto de quem está acostumado com refrigerantes. Assim como também há opções para todos os bolsos.

Entre os espumantes, os Champagne, obviamente, são um desbunde, são símbolos inabaláveis de luxo e requinte. Basta abrir um para impressionar. Porém, há alguns que tornam um encontro amoroso ainda mais sensacional, como, por exemplo, a Cuvée Amour de Deutz, cuja tampa, dourada e cravejada com brilhante, transforma-se em uma joia, um belo presente para sua amada.

Sutilezas

Optar por vinhos brancos também é quase certeza de sucesso em um encontro. Costumeiramente mais leves e menos alcoólicos, eles fazem com que a conversa flua sem cansar o paladar. Aliás, eles são as melhores companhias para um “queijos e vinhos”. Os mais ousados podem tentar os Riesling alemães e alsacianos. Tanto os secos quanto os meio doces possuem mineralidade e acidez avassaladoras.

Não deixe de conferir:

Como agir ao pedir vinhos em restaurantes?

12 vinhos que todo mundo deve ter em casa

Filmes que todo amante de vinhos deve assistir

Se você quer sair dos básicos Chardonnay e Sauvignon Blanc, experimente as castas brancas aromáticas, com suas fragrâncias sempre muito sensuais. Gewürztraminer e Torrontés são duas variedades bastante difundidas e de aromas inebriantes, mas também vale provar Viognier e Alvarinho, esta última em um refrescante Vinho Verde, por exemplo. Com certeza, elas vão agradar, especialmente quem não está acostumado com vinhos secos, pois os cheiros que tendem para o doce ajudam a “enganar” o paladar.

Atração pela cor

Na mesma toada vão os rosés. Por mais que nem sempre sejam os vinhos favoritos das pessoas, ele atrai, a começar pela cor, com variações que vão do salmão, passando pelo pink, ao rosa escuro. Com corpo entre os brancos e tintos, ele não incomoda. Os mais “sexy” são os da Provence, na França, sempre muito minerais, porém, há ótimos exemplares espalhados mundo afora. Para um encontro mais informal, à beira da piscina, em frente ao mar, em um dia de calor, saboreando petiscos, é uma boa.

Por fim, há quem diga que a melhor forma de conquistar uma mulher é com os vinhos doces. Se você vai jantar com aquela companhia especial, está na dúvida ou não faz ideia de que vinho escolher para acompanhar os pratos e prefere não se arriscar nesse momento, aguarde para dar a tacada certeira no final. Peça uma sobremesa e uma taça de vinho doce para acompanhar. Se for um chocolate, case com um Porto, se for um creme suave ou frutas, experimente um Late Harvest (Colheita Tardia) ou algo do gênero. É infalível. Aliás, até mesmo vale comprar uma garrafa e ver se sua companheira não quer terminar o jantar em casa.

Veja também:

+ Confira o guia prático do vinho

Dicas de lugares para beber um bom vinho

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas